Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Demolição perpassa vaivéns judiciais desde o ano passado
Na terça-feira, horas depois do início das demolições das ruínas do Colégio Centenário, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais da Câmara de Vereadores de Santa Maria recebeu integrantes da Associação de Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário e integrantes da direção da escola.
Conforme a presidente da associação, Rosana da Cunha, no encontro, que já estava marcado há dias, foi defendida a reconstrução de um prédio mantendo a fachada original e preservando a história do Edifício Eunice Andrew.
_ Dias atrás, fomos surpreendidos quando lemos no jornal sobre a liminar e a colocação de tapumes e, então, procuramos a Comissão. Ontem (terça), quando estávamos lá, o diretor se mostrou aberto a sugestões, mas, curiosamente, em nenhum momento ele nos falou que já estavam demolindo. Nem nós e nem os vereadores sabiam.
Prefeitura contesta demolição do Centenário na Justiça
Na ocasião, segundo informações da assessoria de imprensa do Legislativo, o diretor do Centenário, Marcos Wesley da Silva, reafirmou que o compromisso da instituição é com a educação e a segurança dos alunos. Também mencionou que após o incêndio de 2007, a instituição recebeu um seguro para restaurar o imóvel e investiu o valor em outras ações e, atualmente, não há recursos para reconstruir a fachada.
Rosana informou que a associação recebeu um parecer de uma empresa de engenharia da cidade que comprovou que era possível restaurar as paredes incendiadas por um custo baixo.
: Leia todas as informações sobre a demolição das ruínas do Colégio Centenário:
A associação, de acordo com a presidente, existe, neste formato, desde a década de 1950. Porém, desde 1927, já existia um grupo de mulheres que formavam o Liceu de Alunas do Colégio Centenário.